• Percurso de vida

    Nasci a 8/4/1971, na freguesia da Sé no Porto, num Sábado de Aleluia, não sei se o Aleluia foi por ter eu nascido, ou pelas outras 20 milhões de pessoas que também nasceram nesse dia.
    Sempre fui um rapazinho normal, mais ou menos normal... a primeira vez que notei que era um bocadinho diferente dos meus colegas, foi na pré-primária. No jardim do colégio, havia uma laranjeira, e enquanto os meus colegas subiam á arvore para colher as laranjas, eu sentava-me debaixo dela, de mãos abertas, á espera que caísse uma laranja nas mãos... ou que algum deles escorregasse, caísse no meio do chão... e deixasse a laranja para mim.
    A primeira vez que subi a um palco, teria 6 anos, numa peça da escola. Não sei que peça era, lembro-me que havia um ardina a vender jornais e que eu fazia de polícia. Andava todo orgulhoso, pois tinha uma vestimenta completa, com boné... e um grande cacetete!

    A minha segunda experiência num palco, foi também na escola, agora já com 9 anos. Uma festa, com vários números, desde o teatro á musica.
    Houve uma altura a meio da festa que algo correu mal e uma das professoras olhou para mim e disse-me: “ – João, vai ali para o palco e entretém as pessoas enquanto resolvemos isto.”
    Foi a minha primeira vez, sozinho em palco, e de improviso. Não sei o que disse, não me lembro do que fiz, mas no dia seguinte recebi muitos elogios por isso... até hoje estou para descobrir se estive mesmo bem, ou se eram todos uma cambada de mentirosos!
    Depois disto foi o percurso normal de qualquer criança, estudar, futebol e muita coboiada.

    Troquei o espectáculo pelo desporto, o andebol e depois o polo-aquático, onde fui campeão nacional e vencedor da taça de Portugal pelo CDUP.
    Chegou a altura de escolher a universidade e a escolha recaiu sobre a Universidade do Minho e o curso de Matemática e Ciências de Computação.
    Mudei-me de armas e bagagens para a cidade de Braga em 1990, onde comecei a estudar, mas só o estudo não chegava, e com a ajuda de outros 14 amigos, fundamos em 1992 a Tuna de Ciências da Universidade do Minho.

    Como eu não sabia tocar muito bem, puseram-me a apresentar a tuna e as suas músicas e assim no meio de 2 musicas lá ia eu para o micro, só que alem de apresentar a musica seguinte também ia dizendo meia dúzia de disparates.

    Reparei, com alguma estupefacção e contentamento, que as pessoas riam-se do que eu dizia. E assim durante uns 10 anos, percorremos todas as grandes casas do país, desde os Coliseus do Porto e Lisboa, até ao Teatro Circo em Braga, o Centro Cultural de Belém, o Teatro Aveirense, etc, etc.
    Nesses 10 anos as viagens ao estrangeiro também foram uma realidade e assim, passamos por países como, a Irlanda, Bélgica, Holanda, Itália, Brasil, França e Espanha.
    E não é que os estranjas também se riam do que eu dizia!!! Devia ser por causa da minha cara de burro, porque eu a falar estrangeiro sou como um político a falar a verdade.
    Lá fui ganhando o á vontade e a experiência de palco, para estar em frente a diversos públicos e ter a sensibilidade de saber o que eles queriam ouvir.

    No ano de 2000, e depois de diversos part-times, que passaram por barman até instrutor de aeróbica, começo a minha vida no real mundo do trabalho e assim, trabalho como: Programador Multimédia no Idite-Minho- Instituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica do Minho de Fevereiro de 2000 a Janeiro de 2002.
    Director Criativo da Illinc New Media de Janeiro de 2002 a Abril de 2004.
    Programador Multimédia freelancer desde Abril de 2004.
    Formador de Informática desde 30 de Dezembro de 2002 com a respectiva Certidão de Aptidão Profissional

    No ano de 2002 e em pleno Enterro da Gata, as festas académicas da Universidade do Minho, no meio de um concerto que se desenrolava, eu e mais 4 amigos pensamos : “Eu gostava de estar ali no palco a tocar músicas que este pessoal todo curtisse .“
    E como o querer é poder, surgem os Neurónios Abariados, um grupo de “covers” de músicas que gostávamos e nos dava prazer tocar e alguns originais.
    Em 2003 já lá estávamos no palco principal do Enterro da Gata. Depois surgiram outras festas e actuações, Barcelos, Guarda, Braga...
    Actuar com os Neurónios Abariados, é outra coisa. Estar num grande palco, com centenas de luzes, fumos, milhares de pessoas á frente... e um som de arrebentar, é uma experiência electrizante :)

    Nos finais de 2002 e com a realização do 1º Festival de Standup em Braga, vários amigos “obrigaram-me” a inscrever no Festival. Inscrevi-me, participei e... gostei.
    Chegou o convite para participar no programa “Levanta-te e Ri”, que eu aceitei e onde participei em 44 programas.

    O ano de 2003, foi o ano de entrada na Stand up Comedy, percorrendo bares, auditórios, festas de empresas e de destacar o Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia.
    Ainda no ano de 2003, juntamente com Carlos Moura e José Moreira, outros 2 participantes do Festival de Stand Up Comedy, formamos um trio, o Clube da Comédia.
    Mais tarde, nós os 3, juntamente com o Miguel 7 Estacas, Hugo Sousa e o Paulo Baldaia, formamos os Sestículos, que foi uma maneira de juntar, todos aqueles que faziam, na altura, Stand Up Comedy no norte de Portugal.

    Em 2004, fiz mais de 100 actuações por todo o país, desde as festas de estudantes a bares, passando por vários auditórios e festas de empresas.
    N
    o ano de 2005 aparecem os primeiros trabalhos como guionista para outras pessoas, assim escrevi, em conjunto com o Hugo Sousa e o Miguel 7 Estacas, guiões para o Miguel Barros, na altura, apresentador do Levanta-te e Ri, e ainda alguns guiões para as personagens que o Fernando Rocha levou ao mesmo programa.

    Ainda em 2005, com o aparecimento de trabalhos de escrita e depois de várias actuações em conjunto, eu, o Miguel 7 Estacas e o Hugo Sousa, resolvemos criar "A Meia de Leite".
    É já em 2006 que, para além das actuações de Stand Up Comedy a solo, começamos a actuar em trio, como A Meia de Leite, em alguns auditórios e começamos a gravar alguns sketchs a 3, os quais são colocados na Net.

    Neste mesmo ano, 2006, dá-se o fim do "Levanta-te e Ri" e o começo de outros projectos.
    Em Outubro de 2006 começo a dar a cara pelo Porto Canal, num programa de apresentação de videos chamado "Por um canudo".

    Em 2007, continuo a apresentar no Porto Canal o "Por um canudo", apresento durante os meses de verão o programa "Romarias" e em Setembro de 2007, inicio a apresentação e escrita do programa "Humor Cão"

    É ainda em 2007, no mês de Março, que eu o Hugo Sousa e o Miguel 7 Estacas, começamos a apresentar o espectáculo "Stand da Comédia", que consiste em Stand up Comedy e sketchs humoristicos.

    Em 2008 continuo com os projectos do "Stand da Comédia" e do Dj Begueiro. Em Setembro de 2008 começa o novo projecto no Porto Canal, "Bolhão Rouge", um programa em directo, recheado de sketchs, stand up comedy, videos e outras coisas que tais.

    Em 2008, participo em mais dois festivais de humor, o 2º SolRir, festival de humor que decorre em Portimão e onde me apresento a nível individual, e o Festival de Teatro Cómico da Maia, com o Stand da Comédia.
    2009, surge a 2ª edição no Porto Canal do "Bolhão Rouge", e surge a primeira grande peça do Stand da Comédia "A História de Portugal em 90 minutos", que começa a percorrer o país e participa no Festival de Teatro Cómico da Maia.

    É ainda em 2009 que participo na minha primeira aventura no cinema, na curta-metragem "Desta Água".

    Em 2010, duas participações em festivais de comédia. Em Janeiro no 4º SolRir, com a peça a solo "A culpa é do macaco". Em Março, no HumorFest em Lagoa, com a peça "Já dizia o meu avô." escrita e interpretada em conjunto com o Miguel Sete Estacas.

    Em 2010 conjuntamente com Hugo Sousa e Miguel Sete Estacas, fizemos uma tourné pelo Brasil, mais em concreto em São Paulo, onde actuamos com muitos dos humoristas de Stand Up brasileiros.

    No ano de 2011, mais uma peça estreada, no Festival Internacional Cómico da Maia, estreamos "Coisas de Canalha". Neste ano dá-se a minha primeira incursão em longas-metragens e participo com um pequeno papel no filme "Balas e Bolinhos 3". Participo como orador no TEDx Guimarães. Participei no "Maior Evento de Comédia do Mundo" no Pavilhão Rosa Mota onde estiveram mais de 5 mil pessoas a assistir.

    No ano de 2012, para além de vários espectáculos empresariais e em teatros, participo com 2 humoristas brasileiros, Bruno Motta e Claudio Torres Gonzaga, e 2 portugueses, Hugo Sousa e Miguel Sete Estacas, no "Portugal v Brasil em Stand up comedy" no Porto, Coimbra e Lisboa.

    No ano de 2013 entre várias actuações, destaco a participação no festival de humor "SolRir", as actuações no "Porto Vs Lisboa" e a criação de um espectáculo para crianças.

    Começo com um programa diário na rádio Nove3Cinco.

    No ano de 2014 faço várias actuações no estrangeiro para comunidades portuguesas, Holanda, Luxemburgo e Macau e continuo a percorrer Portugal de norte a sul e uma pequena turné pelos Açores.

    2015 várias actuações por todo o país, onde se destacam as actuações nos Coliseus de Lisboa e Porto e Casino de Espinho e Figueira da Foz. Faço tambem em dois momentos actuações em Paris e na Suiça.

Países onde actuou

  • Portugal
  • Brasil
  • Holanda
  • Luxemburgo
  • China-Macau
  • França
  • Suiça
  • Canadá
  • Estados Unidos

Presenças na TV

  • Abril de 2003 a Julho de 2006 - Levanta-te e Ri - SIC
  • 18 Dezembro 2003 - Sic 10 Horas - SIC
  • 22 Abril 2004 - Sic 10 Horas - SIC
  • 25 Abril 2004 - Herman Sic - SIC
  • 28 Abril 2004 - Olá Portugal - TVI
  • 29 Maio 2007 - Sempre em Pé - RTP2
  • Julho e Agosto de 2007 - Romarias - Porto Canal
  • 23 Dezembro 2007 - Ainda Bem Que Apareceste - RTP1
  • Outubro de 2006 a Junho de 2008 - Por um canudo - Porto Canal
  • Setembro de 2007 a Junho de 2008 - Humor Cão - Porto Canal
  • 30 de Agosto de 2008 - Ainda Bem Que Apareceste - RTP1
  • Outubro de 2010 - Minutos Mágicos - SIC
  • 31 de Março de 2012 - 1ª Maratona de Humor - RTP1
  • 16 Setembro 2008 a Junho de 2012 - Bolhão Rouge - Porto Canal
  • Junho de 2012 - É Sempre A(b)rir - MVM
  • 23 de Julho de 2012 - 5 Para a Meia Noite - RTP1
  • Março de 2013 - Vox - Em Busca da Comédia - +TVI
  • 7 de Maio de 2013 - 5 Para a Meia Noite - RTP1
  • 8 Dezembro 2013 - Gala IPO Coliseu Porto - RTP1
  • 19 Dezembro 2013 - 5 Para a Meia Noite - RTP1
  • 24 Dezembro 2014 - O Preço Certo - RTP1
  • 1 Janeiro 2015 - Fernando Rocha 15 Anos Carreira - SIC
  • Janeiro/Março 2016 - Got Talent Portugal - RTP1